quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Perigo! Certificados SSL que utilizam o MD5 podem ser forjados

O pessoal que acompanha assuntos de segurança deve ter lido a respeito do ataque demonstrado por Alexander Sotirov na 25th Chaos Communication Congress, onde ele mostrou a fragilidade do algoritimo de hashes criptográficos MD5 em aplicações PKI, utilizando um cluster formado por 200 Playstation 3.

A vulnerabilidade permite que uma pessoa mal intencionada possa criar uma Rogue Certification Authority e enganar o browser. Certamente isso será muito utilizado para ataques de phishing/pharming sofisticados, combinando com ataques de DNS, ou seja, a imaginação não tem limite para essa vulnerabilidade.

Muitas pessoas não técnicas se bastam do CADEADINHO do browser para se sentirem seguras. Já pessoas com maior conhecimento poderão clicar no cadeado e, mesmo assim, serem enganadas, pois o certificado estaria validado por uma Rogue CA.

As CAs afetadas (que possuem certificados assinados em MD5) terão que trocar esses certificados para seus clientes e isso dará muito trabalho. Essa mudança já deverá ser feita para SHA-2 ou SHA-3, já que SHA-1 também pode ser vulnerável para alguns ataques.


Para as pessoas que utilizam Firefox existem duas extensões que podem auxiliá-lo a detectar se o site HTTPS que você está acessando usa certificados que utilizam MD5:

* SSL BlackList
* Perspectives

Para quem gosta do framework Metasploit, foi disponibilizado recentemente um módulo que pode varrer endereçamentos internos e identificar se existem certificados que precisam ser trocados.