quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

HyperTerminal para Linux

O HyperTerminal é um programa que você pode utilizar para conectar-se a computadores e/ou dispositivos de rede usando um modem, um cabo null modem ou uma conexão TCP/IP. Este aplicativo é geralmente utilizado por administradores de rede para fazer a configuração de roteadores e/ou switches através da interface de console.

Apesar do HyperTerminal ser uma excelente ferramenta ele só existe para ambiente Windows, ou seja, o HyperTerminal acaba por amarrar o usuário ao sistema operacional (o que nem sempre é produtivo). Uma alternativa ao HyperTerminal é utilizar o C-Kermit.

C-Kermit é um programa que combina softwares para comunicação serial e de rede. Ele já é instalado por default na grande maioria das distribuições Linux, mas pode ser instalado e portado para outros ambientes (FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris, etc) sem maiores problemas.

Ao contrário do HyperTerminal, o C-Kermit (ou somente Kermit) não possui uma interface gráfica que torne a sua utilização intuitiva. Além disso, também não é tão fácil encontrar documentação clara a respeito de como devem ser efetuadas as configurações e tão pouco scripts de exemplo na Internet. Por isso, estou publicando no blog alguns dos scripts que utilizo para o trabalho do dia-a-dia e que são extremamente úteis.

Para executar os scripts basta executar:

# kermit nome_do_arquivo


1. Utilizando a interface serial do seu micro para se conectar a console de um roteador ou switch (salvar comandos abaixo no arquivo serial.txt).

log session serial.log
set line /dev/ttyS0
set speed 9600
set serial 8N1
set carrier-watch off
connect
close connection
quit



2. Utilizando a interface serial do seu micro para se conectar a um modem externo (salvar comandos abaixo no arquivo modem.txt).

log session modem.log
set line /dev/ttyS0
set modem type generic
set modem data-compression off
set modem error-correction off
set flow-control /modem rts/cts
set modem speed-matching on
set serial 8N1
set carrier-watch off
dial número_do_telefone
connect
close connection
quit


3. Utilizando o Kermit para efetuar um telnet para um equipamento. Utilizado para acessar equipamentos remotos onde não se possui acesso a console (salvar comandos abaixo no arquivo telnet.txt)

log session telnet.log
set input echo off
set host /nowait
IP PORTA /telnet
connect
close connection
quit


4. Utilizando o Kermit para abrir um raw socket para um equipamento. Muito utilizado para se conectar a servidores de console (veja artigo em http://www.networkcomputing.com/showitem.jhtml?docid=1519f3) (salvar comandos abaixo no arquivo raw.txt)

log session raw.log
set input echo off
set host IP PORTA /raw-socket
connect
close connection
quit


Dicas importantes!

1. Sempre que for finalizar uma conexão a sequência de escape a ser utilizada é a seguinte: "Ctrl+\ , c". Este item é muito importante para não deixar as sessões presas.
2. Caso precise enviar um Ctrl+Break para o equipamento a sequência de escape é "Ctrl+\ , b".

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma alternativa ao hyperterminal é o minicom. Para quem usa Debian, bastar dar um "aptitude install minicom".

Abraços

Gustavo Rodrigues Ramos disse...

Para quem usa Mac OS X é possível utilizar o Zterm (http://homepage.mac.com/dalverson/zterm/) como o "similar" para o Hiper Terminal.

Anônimo disse...

para usuarios do gnome vc tem o gtkterm..