sexta-feira, 19 de outubro de 2007

CheckPoint: Limpando a tabela de NATs

Em algumas versões do CheckPoint, principalmente as anteriores a NGX, há um bug no gerenciamento das entradas na tabela de NAT do firewall que faz com que ele não exclua as entradas dos NATs que não estão sendo mais utilizados. Segue abaixo um gráfico que demonstra exatamente este comportamento da tabela de NATs (gráficos de quantidade de entradas na tabela versus o tempo):


Acabar com este lixo de memória se resolve, na maioria das vezes, fazendo a reinicialização das paredes (Security Gateways), causando assim a indisponibilidade temporária do ambiente. Em situações de configurações de alta-disponibilidade (cluster ou failover) não fogem também a esta regra, visto que todas as paredes precisarão ser reinicidas simultanemente para que a tabela de NATs seja limpa.

Para tentar reduzir o tempo de indisponibilidade é possível utilizar um comando que limpa a tabela de NATs do firewall e que deve ser executado a partir dos Security Gateways (estejam em cluster ou não):

# fw tab -t fwx_alloc -x

Desta forma o impacto somente irá ocorrer para as conexões que possuem NAT e não para o tráfego global que passa pelo firewall.

Um comentário:

Gustavo Rodrigues Ramos disse...

Tips&tricks:

Verificar a tabela de NAT:

# fw tab -t fwx_alloc -s

Verificar a tabela de conexões:

# fw tab -t connections -s