Na versão 12.3(2)T do IOS da Cisco foi incluída uma funcionalidade que torna possível otimizar o tempo total de reboot de um roteador. Essa nova funcionalidade é chamada de Warm Reload/Upgrade.
O grande ganho na verdade está em fazer o carregamento e a descompressão da imagem do IOS na memória RAM em paralelo com a que está sendo executada no momento. A partir daí quando é efetuado o reload, como estes passos de carregamento e descompressão já estão feitos, o tempo de reboot se limita apenas a inicialização e a execução do IOS.
Estimativas apontam para uma redução média de até 66% do tempo total de reboot, ou seja, se o reboot normal demora cerca de 3 minutos, com o Warm Reload estima-se que demore apenas 1 minuto.
Esta funcionalidade pode ser muito útil para diminuir o downtime do equipamento em situações de upgrade de IOS ou em casos de reboots espontâneos (por exemplo, por causa de um crash).
Recomendo fortemente a leitura da documentação no site da Cisco (link acima), principalmente porque este funcionalidade não deve ser utilizada muitas vezes consecutivas, pois pode causar problemas ao funcionamento do roteador (por exemplo, de fragmentação de memória).
2024 DDoS-for-Hire Landscape Part 7
Há 4 semanas
Um comentário:
Ótima dica, continue postando, gosto muito das suas dicas...
Parabens
Postar um comentário