quinta-feira, 31 de julho de 2008

Cisco BGP default-information originate

Não é um cenário muito comum utilizar uma rota default dentro do BGP para roteamento na Internet, no entanto, uma rota default é muito útil quando estamos falando de redes baseadas na tecnologia MPLS (utilizando BGP entre o CE e o PE), principalmente em topologias HUB-and-SPOKE.

Basicamente, é possível anunciar uma rota default de duas maneiras: 1) utilizando o comando default-information originate e 2) utilizando o comando network 0.0.0.0. A questão é: qual a diferença entre estes dois comandos ? (afinal de contas, os dois anunciam uma rota default! :-)

1) Default-information originate

Para utilizar o comando default-information originate dentro da configuração do BGP é necessário que uma rota default seja redistribuída para o BGP de outro protocolo de roteamento (dinâmico ou estático). Por exemplo:

ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 189.1.1.1
!
router bgp 65000
default-information originate
redistribute static

2) Network 0.0.0.0

Se utilizarmos o comando network 0.0.0.0 dentro da configuração do BGP, desde que uma rota default esteja instalada na tabela de roteamento, o roteador passará a anunciar uma rota default para seus peers BGP (independente de como esta rota default foi instalada na tabela, via protocolo dinâmico ou uma simples rota estática).
ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 189.1.1.1
!
router bgp 65000
network 0.0.0.0
Mais informações em: Cisco IP Routing Protocols Command Reference: Default-information originate

2 comentários:

Vinicius Buscacio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Buscacio disse...

Já fiz isso também sem colocar o comando network dentro do BGP, foi só colocar a rota estática, pois já estava usando o comando "redistribute static". Além de usar o "default-information originate", claro.