segunda-feira, 6 de outubro de 2008

BGP AS com 4 Bytes

Tradicionalmente o número de sistema autônomo (aka AS) possui 2 bytes (ASN16 ou 2 octetos), permitindo assim que estes sistemas autônomos utilizem teoricamente qualquer número no intervalo de 1 até 65536. O número de sistema autônomo identifica uma rede (ou um conjunto de redes) que possui uma mesma política de roteamento e está sob administração de um conjunto comum de pessoas (por exemplo, um provedor de serviços Internet). Este número é utilizado pelo protocolo BGP, mais precisamente no atributo AS_PATH, que determina a que distância encontra-se uma rede, medindo essa distância pelo número de sistemas autônomos que deve-se atravessar para alcançar a rede em questão.

Com o crescimento exponencial (?) da Internet, espera-se que o esgotamento do número de AS disponível para alocação esgote-se por volta do ano de 2015, no mais otimista dos casos. Por isso foi criada uma extensão ao tradicional AS de 2 bytes para um número AS de 4 bytes (ASN32) e este padrão foi publicado oficialmente pelo IETF no RFC 4893 no início de 2007. O padrão garante a compatibilidade entre os antigos e os novos números de AS de forma a garantir a interoperabilidade entre os dois padrões, já que esta informação deve ser utilizada dentro do protocolo BGP (pelo atributo AS_PATH) que é visível através de toda Internet.

Alguns grandes fabricantes de equipamentos de rede já estão se adaptando ao novo padrão, como é o caso da Juniper que a partir da versão 9.x do JunOS já suporta ASN32. Vale lembrar que o padrão para utilização de communities dentro do BGP também será ligeiramente alterado (para a Juniper, por exemplo, o padrão para communites com o ASN32 será 334324L:132 para o ASN 334324 e target 132). A Cisco diz possuir o código para ASN32 implementado na versão 12.5T do IOS que deve estar disponível em breve.

Vale lembrar que os primeiros testes desse novo padrão foram feitos com software-routers como o openbgpd e o Quagga. Para mais informações sobre o como os fabricantes estão se preparando e os testes realizados até agora na Internet visite o Wiki AS4 sobre ASN32.

Mais informações:

Nenhum comentário: