segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Configuração de portas Gigabit Ethernet

Esta noite estava vendo um outro blog sobre redes quando encontrei uma frase ao mesmo tempo trágica e engraçada (como a frase foi escrita em inglês, manterei na língua original): "Repeat after me. I will not force a switch to 1000/Full, even if some idiot insists that I should."

Essa é, com certeza, umas das discussões mais antigas que eu já vi. Alguns dizem que sim, alguns dizem que não, enfim... Apesar do assunto ser bastante comentado em diversos lugares, como por exemplo a página Techworld, muita gente custa a acreditar! :)

Por isso o meu grande amigo Thiago Siqueira fez um ótimo dever de casa há algum tempo atrás e eu gostaria de compartilhar para também ficar registrado aqui.

Acontece que no início da implementação do padrão Gigabit Ethernet (IEEE 802.3z) a especificação não era clara a respeito de utilizar auto-negociação ou configurar manualmente a interface para half ou full-duplex em portas gigabit e isso fez com que os fabricantes - talvez utilizando o mesmo código que utilizavam para portas 10/100 ou ainda por causa do comodismo em continuar configurando um novo padrão com velhos costumes - implementassem de forma diferente o padrão Gigabit Ethernet em UTP, uma herança da forma como foi definido e implementada a auto-negociação do padrão IEEE 802.3u (Ethernet 100 MBps). Com o passar do tempo, surgiu toda essa confusão.

Para o padrão IEEE 802.3 (Ethernet) o uso de auto-negociação para interfaces 1000BASE-T é MANDATÓRIO. Consulte o documento a seguir para mais informações (página 603, item A, anexo 28A, cláusula 28D.5): http://standards.ieee.org/getieee802/download/802.3-2005_section2.pdf

Muito tempo depois a possibilidade de configuração fixa para full ou half-duplex no padrão Gigabit Ethernet foi possível (e aceitável) para que garantisse a compatibilidade entre os equipamentos que seguiam o padrão (mais novos) e os equipamentos mais velhos (do início da implementação do padrão Gigabit Ethernet). Hoje todos os fabricantes implementam corretamente (ou pelo menos deveriam implementar) o padrão estabelecido pelo IEEE em 1998.

Nenhum comentário: