terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Atualizar Horário de Verão - Juniper M7i 9.1 ou maior

Estava com dificuldades para configurar o horário de verão em um Juniper M7i com JunOS acima de 9.1. Conectei no shell e vi que existia o zic e o zdump. Pensei: se a base é BSD e tenho essas duas ferramentas, por que não fazer igual no próprio FreeBSD?

Tentei e funcionou. E, não é solução de contorno. Achei depois de ter feito um documento na Knowledge Base da Juniper que corrobora a solução.

Entre na shell do Juniper após conectado:

>start shell


Entre no modo superusuário:

#su -
#vi ZONA.zic


Dentro do arquivo, para o caso do horário de verão 2008/2009 (que agora é fixo e, portanto, você pode fazer para todos os anos seguindo as regras), coloque:

Rule Brazil 2008 only - Oct 19 00:00 1 S
Rule Brazil 2009 only - Feb 15 00:00 0 -

Zone ZONA -3:00 Brazil BR%sT


O nome ZONA é o que aparecerá depois na CLI para seleção do seu horário de verão personalizado. Coloque o nome que preferir.

Como referência, indico o site da RNP que sempre coloca o modo de fazer esse tipo de atualização nos sistemas operacionais mais comuns.

Após salva o arquivo, saia e, de volta ao shell em modo root, execute:

#/usr/libexec/ui/compile-tz ZONA.zic


Saia do modo shell e volte para a CLI. Lá, informe ao Juniper que você quer usar a base personalizada de time-zone, e não a padrão:

>set system use-imported-time-zones


Agora, configure seu timezone, escolhendo a zona ZONA:

>set system time-zone ZONA


Salve as configurações e confira com um "show system uptime" se tudo está certo.

Se você tem acesso ao KB da Juniper, clique aqui e acesse o documento que mostra quase isso, que você só vê mastigado aqui no Nexthop.

Nenhum comentário: