segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Cancelando com CTRL+C no Cisco

Sempre tive problemas no meu Ubuntu, utilizando o Terminal, para cancelar um traceroute ou um ping quando conectado em um equipamento Cisco. Mas, meus problemas acabaram. E compartilho com vocês do blog. Graças a um comentário na lista da Nanog descobri que, utilizando o comando escape-character 3 dentro dos line vty e do line con, você pode utilizar simplesmente CTRL+C para cancelar o comando.

Portanto, em modo de configuração:

Router(config)#line vty 0 15
Router(config-line)#escape-character 3
Router(config)#line con 0
Router(config-line)#escape-character 3

3 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, todo aquele stress para cancelar o comando ou progresso do mesmo, era só configurar isso ??? valeu mesmo pela dica ai... ;)

Unknown disse...

CRTL+SIFT+C resolve, não precisa disso...

Gustavo Rodrigues Ramos disse...

Até onde a documentação oficial das principais versões de IOS (12.2S e 12.4T) só consegui encontrar o seguinte:

"The default escape character (key combination) is Ctrl-Shift-6 (Ctrl-^), or Ctrl-Shift-6, X (Ctrl-^, X)."

Ou seja, para alterar a sequência de escape no IOS é necessário definir o valor globalmente dentro da configuração do terminal (con ou vty), como explicado neste post ou ainda utilizar o comando "terminal escape-character ascii-code" diretamente no prompt de execução (EXEC).

Já a combinação "CTRL+C" (traduzido pelo decimal "3" que é o exemplo deste post) é melhor explicada no seguinte link: http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_2/configfun/command/reference/frf019.html#wpxref60091

Mais informações aqui: http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/fundamentals/configuration/guide/cf_terminals_ps6441_TSD_Products_Configuration_Guide_Chapter.html#wp1003461

Se você têm alguma outra informação, poderia compartilhar com a gente?

Abraços,
Gustavo.