sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Ferramentas GNU para Windows

Sempre que falamos sobre ferramentas GNU (open-source) para Windows vêm à mente o Cygwin. No entanto, para você fazer um grep, awk ou coisa parecida em um grande arquivo texto não é necessário instalar toda a suíte do Cygwin. Existem aplicações que rodam nativamente no Windows (sabores XP/2000, principalmente) que podem ajudar nestes momentos.

- UnxUtils (http://unxutils.sourceforge.net/)

Não é necessário instalar. Basta copiar para um diretório que está no path do sistema e usar. O arquivo zip (UnxUtils.zip) contém 130 arquivos. Dentre eles os que eu considero mais importantes: cat, grep, gawk, sed, sort, patch, diff, echo, tar, zip, unzip e wget (e muitos outros). Mais informações e download na página deste projeto.

C:\bin>cat hello.c | grep ello
printf ("Hello World!\n");
- UWIN (http://www.research.att.com/sw/tools/uwin/)

É uma ferramenta desenvolvida pelo AT&T Labs que instala um shell ksh no Windows. Após instalado você pode executar o shell (ksh.exe) e utilizá-lo como se estivesse em um ambiente unix. O UWIN é compatível com as versões XP/2000/NT/ME/98/95 do Windows. Para mais informações sobre estas e outras características do UWIN visite a página oficial.
$ pwd
/C/Program Files/UWIN/usr/bin
$ uname -a
UWIN-XP mymachinename 4.2/5.1 2600 i1586 i1586 i386 UWIN-XP
$
$ cat ~/bin/hello.c | grep ello
printf ("Hello World!\n");

Nenhum comentário: