sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

GNS3

A grande maioria dos nossos leitores vêm até aqui em busca do emulador Dynamips, ou do Dynagen (que é uma interface um pouco mais amigável do Dynamips) ou outras coisas bem parecidas. Sendo assim, eu me sinto na obrigação de deixar um lembrete aqui sobre o GNS3.

O GNS3 é um simulador gráfico para o Dynamips: é uma combinação do Dynamips com o Dynagen com uma interface gráfica amigável. Com ele você desenha a sua rede como se estivesse desenhando um pequeno mapa no Visio (ou no seu software favorito), ajusta o modelo de IOS e das placas que estarão nos roteaores, inclui as conexões e indica quais portas estão conectas umas nas outras e inicia o seu laboratório. A versão para Windows é muito simples de instalar e usar - existe também uma opção de download que traz todos os softwares necessários para o funcionamento no Windows: Dynamips, Winpcap, etc - e ainda existem versões para Linux e Mac OS X.

O software ainda está em desenvolvimeno (atualmente na versão 0.3.2) por um grupo de desenvolvedores da Europa (principalmente França, país de origem de Christophe Fillot que é o criador do Dynamips). Mais informações no site: http://www.gns3.net.

4 comentários:

Rafael Paiva disse...

bom programa...mais não to conseguindo salvar meus projetos...alguem pode me ajudar?
rafael.paiva27@gmail.com
abraço

e parabens pelo blog mto bom...

Gustavo Rodrigues Ramos disse...

Você está tentando salvar no modo de emulação (emulation mode)? Somente neste modo é possível salvar os projetos. Existe alguma mensagem de erro quando você tenta salvar? O que acontece?

Rafael Paiva disse...

ei jah consegui...
foi viaje minha mesmo..
mesmo agradeço..

abraço

Raddar disse...

Ola, Gustavo, eu me chamo Alexandre sou academico da universidade de Rio verde, e curso a faculdade de ciencia da computação, estou com um projeto de monografia sobre uma analise comparativa entre o roteamento cisco e o roteamento linux, gostaria de saber se vc poderia me ajudar, com a criaçao do roteamento cisco no emulador, se vc poder me ajudar fico muito grato a vc, dependo desta monografia pra poder me formar agora no final do ano. e estou tendo muito dificuldades nesta parte. amigo meu email e garoto.raddar@gmail.com

meu msn garoto_raddar@hotmail.com

desde ja agradeço a atençao

Alexandre G. dos Santos
Academico
Rio Verde-GO