sábado, 16 de fevereiro de 2008

"Secure the Blessings of Liberty"

Vez ou outra circulam pela mídia em geral notícias sobre espionagem, sobre segurança e privacidade, sobre liberdade. E este tipo de notícia de "última-hora" tem se tornado a notícia da última década da segurança da informação. Bruce Schneier, no primeiro artigo da última edição de seu newsletter crypto-gram, discorre sobre este tema também. 


O artigo intitulado "Security vs. Privacy" mostra a opinião do autor sobre o que o sr. Michael McConnell está fazendo bem perto da Casa Branca. Mike :-) é diretor da agência americana responsável por aconselhar o presidente dos Estados Unidos da América denominada National Intelligence e está propondo um plano para monitorar todas as comunicações da Internet. Sim, você entendeu corretamente: TODAS. Mais uma vez os holofotes se voltam para a lei que proíbe este tipo de prática nos EUA, a chamada FISA (1978 Foreign Intelligence Surveillance Act), aquela que, como dizem, o governo dos EUA resolveu esquecer nos últimos anos. Para derrubar esta lei dizem que quando a mesma foi criada não existia Internet, e-mail ou telefone celular. Nos tempos remotos era humanamente impossível vigiar a todos. Agora é eletronicamente viável (???) e por isso permitido (???).

Fica sempre aquela sensação de que com a crescente onda de insegurança é necessário que o algum indivíduo monitore a todos, mesmo que em detrimento da liberdade e da privacidade, para garantir a segurança de toda a população. Ou seja, privacidade e segurança já não devem andar mais juntos (talvez tenha chegado o dia de mudar o nome da famosa revista da IEEE: Security&Privacy, se me permitem a brincadeira neste momento de tristeza). 

Nós sabemos que não é assim. Sabemos que privacidade e segurança não caminham para lados opostos e não é necessário abdicar de uma para alcançar a outra. Estamos de olho. E, por enquanto, vale a pena dar uma boa risada neste fim de semana: Security Bear.

(*) "Secure the Blessings of Liberty" está no primeiro parágrafo da Constituição dos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário: