quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Otimizando switches multilayer

Para alguns swicthes Cisco que possuem a funcionalidade de multilayer (isto é, também fazem roteamento) é possível otimizar os recursos de memória do switch para melhorar o seu desempenho. Estão incluídos nesta lista o 3400, 3550, 3560 e 3750.

Suponha que se esteja utilizando um protocolo de roteamento dinâmico (como BGP) em um switch 3560. No modo default, o switch tenta equilibrar os recursos entre switching e routing. No entanto, isso gera algumas limitações que podem gerar alto consumo de CPU do equipamento quando uma funcionalidade é mais exigida do que a outra.

Sendo assim é recomendável mapear previamente qual a funcionalidade do multilayer switch que será mais utilizada. Para alterar o profile de funcionamento do equipamento, basta entrar em modo de configuração e executar o comando:

(config)# sdm prefer profile

Depois de alterar o profile é necessário efetuar um RELOAD no equipamento para que ele possa realocar os recursos do sistema operacional.

Segue a tabela como os recursos podem ser otimizados:


Obs: os nomes dos profiles e a configuração de cada um deles pode variar para cada modelo de switch e versão de IOS

2 comentários:

Unknown disse...

Fala Marcelo, não sei se estou correto, mas acho que o switch 2960 não faz parte da categoria Multilayer, até onde eu saiba ele não faz roteamento.

Se estiver enganado por favor me corrija.

Grande abraço.

André.

Marcelo B. Miola disse...

André,

Tem razão e obrigado pela comentário.

Abs

Marcelo